Psoríase

Nos últimos anos, verificaram-se grandes avanços científicos no conhecimento das doenças inflamatórias crónicas da pele, que são doenças dermatológicas que perduram no tempo e que resultam de erros específicos do sistema imunitário na pele.

Alguns exemplos mais comuns são a psoríase, a dermatite atópica, a hidradenite supurativa, a urticária crónica ou prurigo nodular.

Apesar de não existir cura para nenhuma destas doenças, é possível proporcionar um tratamento personalizado que permita viver uma vida normal, esquecendo as limitações que uma doença inflamatória de pele pode implicar. São várias as doenças auto-imunes com manifestações dermatológicas. A sua abordagem correta e chegada ao diagnóstico é fundamental para encontrar a melhor abordagem terapêutica.

Vamos conhecer melhor cada doença:

Psoríase
Esta é a doença dermatológica mais bem estudada em todo o mundo. Dispomos hoje de várias opções de tratamento para o seu controlo, nomeadamente: medicamentos tópicos (de aplicação na pele) ou sistémicos (orais ou injetáveis/biológicos) ou fototerapia (tratamentos com raios ultravioletas).
Saiba mais em: www.psoportugal.pt

Médicos
Dr. Pedro Mendes Bastos
ESPECIALIDADES

Dermatologia
Venereologia

ÁREAS DE DIFERENCIAÇÃO

Psoríase, Hidradenite supurativa, Dermatite
atópica e doenças auto-imunes e imuno-mediadas

Saber mais
Dra. Joana Antunes
ESPECIALIDADES

Dermatologia
Venereologia

ÁREAS DE DIFERENCIAÇÃO

Dermatologia geral, Infecções sexualmente transmissíveis, Doenças inflamatórias da pele (Psoríase, Dermatite Atópica, Hidradenite supurativa), Rastreio de sinais

Saber mais
Vídeos
Psoríase
Qual o impacto da alimentação e nutrição na psoríase?
Conteúdos úteis
Série PSOFriends

Assista aqui aos episódios que descomplicam, de uma forma bem humorada, alguns dos problemas de viver com psoríase.

Psoríase e Artrite Psoriática

A psoríase pode manifestar-se na pele mas também nas articulações e em outros componentes do sistema ósteo-articular. Neste podcast, o Dr. Pedro Mendes Bastos e a Dra Patrícia Nero, dermatologista e reumatologista no CDL, conversam de uma forma descontraída sobre a doença psoriática, em todo o seu espectro dermatológico e reumatológico.

PSOPortugal

Conheça a página da associação portuguesa de doentes com psoríase, onde encontra informação dirigida a todos os que vivem com a psoríase no seu dia-a-dia.

Tenho Psoríase, e agora?

O Dr. Pedro Mendes Bastos contribuiu para a elaboração de um guia de perguntas e respostas sobre psoríase, muito para além daquilo que se vê na pele.

Faq's

São situações que podem ocorrer com esse tratamento. É conveniente ter um creme hidratante que possa utilizar na face para compensar a secura originada e a aplicação pode ser realizada de forma mais regular. Para os lábios, a aplicação de bálsamo labial ou vaselina em pomada deve ser incentivada (quer ao deitar, quer ao longo do dia, conforme necessário). Secura na mucosa nasal ou pequenas hemorragias podem ser controladas também com aplicação de vaselina em pomada ao deitar.

São situações que podem acontecer com esse tratamento. Se ao longo do tratamento esses efeitos se mantiverem, existem soluções. Na próxima consulta, é conveniente discutir com o médico dermatologista tratamentos para reverter e melhorar o cabelo/unhas sem comprometer o tratamento da psoríase.

São situações que podem acontecer com esse tratamento. A toma de metotrexato é semanal (apenas 1 dia da semana). Se existir desconforto gástrico, a toma dos comprimidos pode ser dividida (tomar metade de manhã, com alimento no estômago, após o pequeno-almoço ou almoço e a outra metade à noite, com alimento no estômago, após o jantar). Caso este problema persista, é conveniente discuti-lo com o médico dermatologista na próxima consulta.

Voltar ao Topo
CONTACTOS
MORADA
  • Rua Augusto Gil 35b.
  • 1000-064 Lisboa Portugal
N.º Registo: 34384
Estabelecimento Fixo registado sob o número E155113
Licença de Funcionamento nº 20700/2021 para Clínicas ou consultórios médicos
©2024 Centro de Dermatologia de Lisboa